Poe au Brésil !
FOREVER POE
Du 20 septembre 2009 au 23 septembre 2009,
UFMG, Belo Horizonte, Brésil
The International Conference Forever Poe is being promoted by the Graduate Program in Literary Studies of the Faculty of Letters UFMG, Brazil, and Purdue University, USA, to celebrate Edgar Allan Poe in the year of the bicentennial of his birth. The conference will take place at the building of the Faculty of Letters UFMG, located in Belo Horizonte, Brazil. The daily program will consist of a series of activities: lectures and paper presentations (in the morning); paper presentations and panels (in the afternoon) ; films based on Poe’s writings, followed by discussions (in the evening).
20 Sept. 2009 (Sunday)5:30 pm–6 pm: Registration and material distribution
6 pm–6:30 pm: Opening
6:30 pm–8 pm: Keynote speech: A “Raving Socrates”: Poe and the Grotesque Truth of Humor
G. R. Thompson (Purdue University)
Cocktail
21 Sept. 2009 (Monday)8 am–9:30 am: The master’s lesson: T. S. Eliot and the reception of Poe in France and Brazil (in Portuguese)
Sérgio Bellei (UFSC)
9:30 am–10: Coffee-break
10 am–11:30 am: Papers
- Crimes na escrita – Coord. Karin Volobuef
- Os crimes da escrita: Poe lido por Rubem Fonseca
Telma Borges
- The judgment of Paris: from “Murders in the Rue Morgue” to Innocents abroad
Roy Rosenstein
- “The type and the genius of deep crime… Er laesst sich nicht lesen”: Poe e Hoffmann
Karin Volobuef
- Poe, Baudelaire e Bonnefoy – Coord. Myriam Ávila
- Poe e Baudelaire: afinidades eletivas
Glória C. d’Amaral
- Bonnefoy reading Poe
Fadi Khodr
- Imagining the city through urban myths: a reading of Poe’s “The man of the crowd” and Baudelaire’s Flowers of evil
Júnia Mortimer
- The bare heart diary: a project migration from Poe to Baudelaire
Myriam Ávila
- Poe e a tradução – Coord. Manuela Barbosa
- A “traduzibilidade” de “O corvo”
Julia M. Pinto
- “Traduso”: a política do usufruto mútuo
Flávia B. Memória
- Duas traduções de “The Bells”: o soar dos sinos em alemão
Manuela Barbosa
11:30 am–2 pm: Lunch
2 pm–3:30 pm: Papers
- Poe: autor, crítico, precursor – Coord. Antônio Marcos Pereira
- Poe: elogio da ficção, autoria dissimulada
Luciene Azevedo
- Poe gone noir
Milena Britto
- O protoprofeta: Poe como precursor da literatura de antecipação
Fábio Fernandes
- Poe, Piglia e o saber indiciário
Antônio Marcos Pereira
- Poe e a narrativa de horror – Coord. Carla D. P. Souza
- Principia horrere
Felipe B. Lopes
- Poe e uma nova forma de narrar o horror
João Felipe A. Oliveira
- Clínica e antropofagia em “Berenice” e “The Tell-Tale Heart”
Carla D. P. Souza
- Poe e a América Latina – Coord. Kelvin F. Klein
- Casas-personagem: o limite existente entre o espaço físico e o mental em “A queda da casa de Usher” e “Casa tomada”
Jucilene Vieira
- Leituras de Poe: sua obra na voz de escritores
Maria Elisa Moreira
- A recepção de Poe em contos de Horácio Quiroga
Mayra H. Olalquiaga
- A ficção detetivesca de Poe na América Latina
Kelvin F. Klein
- Razão e desrazão – Coord. Alex F. C. Jardim
- Temíveis animais e homens civilizados: mistério e razão em Poe
Adriano L. Drumond
- Racionalização do horror: Poe e a estruturação de uma geometria do pesadelo
Alcebíades D. Miguel
- Os contos de Poe em Histórias extraordinárias a partir do conceito de anormalidade em Michel Foucault: da possibilidade de uma natureza humana perversa e perigosa
Alex F. C. Jardim & Cláudia J. Maia
3:30 pm–4 pm: Coffee-break
4 pm–5:30 pm: The Fantastic in Poe’s “Black Cat” (in Portuguese)
Reinaldo Marques (UFMG)
7 pm–9 pm: Poe in the movies
Pedro Groppo
22 Sept. 2009 (Tuesday)8 am– 9:30 am: The Raven and the Cat: Poe’s Animals (in Portuguese)
Maria Ester Maciel (UFMG)
9:30 am–10 am: Coffee-break
10 am–11:30 am: Papers
- Poe e a melancolia – Coord. Sabrina Sedlmayer
- O “tom melancólico” e a província da Beleza
Sérgio Alcides
- O Diabo é um Deus triste: exercícios saturninos nas obras de Poe e Pessoa
Sabrina Sedlmayer
- Poe e a narrativa de terror – Coord. José Alcides Ribeiro
- Aspectos da narrativa de terror em “A queda da casa de Usher”
Regina L. Araújo
- Alegorias medievais em “A máscara da Morte Rubra”
Thiago Saltarelli
- Aspectos da narrativa de terror em “Uma descida ao maëlstrom“
Éris A. Oliveira
- Poe e as contaminações da narrativa inglesa de terror
José Alcides Ribeiro
- Poe e Machado – Coord. Maria Aparecida A. Salgueiro
- Poe e Machado de Assis, críticos da imprensa
Marcos Fabrício L. da Silva
- “Os óculos de Pedro Antão”: confluências na poética de Poe e Machado de Assis
Marina L. Gonçalves & Osmar P. Oliva
- Machado, tradutor de Poe: questões contemporâneas
Maria Aparecida A. Salgueiro
11:30 am–2 pm: Lunch
2 pm–3:30 pm: Papers
- Adaptações de Poe – 1 – Coord. Thaïs F. N. Diniz
- Filosofia da composição nas adaptações de Poe para os quadrinhos
Fábio L. C. M. Silva & Carlos E. Baptista
- Poe, Corman e a narrativa de horror em “A máscara da morte rubra”: os delitos e as estratégias de enunciação
Odair Moreira
- A relação entre imagem e texto em “O corvo”
Thaïs F. N. Diniz & Amir Brito
- Sobre a lírica de Poe – Coord. Marcus Vinícius de Freitas
- Poe(t)?
Tom Burns
- The enigma of Poe according to T. S. Eliot
William Redmond
- Poe com Graça Aranha em Mário de Andrade: por uma teoria de encontros e sequestros
Evandro de Sousa
- Poe, o cômico e o caos – Coord. Renata Philippov
- A poética de Poe no universo do cômico
Ana Maria Zanoni da Silva
- Eureka: abduções e composições não-humanas em Poe
José Antônio Orlando
- “Chapter of suggestions”, “Fifty suggestions”, “Marginalia” e “Marginal notes”: fractais das teorias estéticas de Poe?
Renata Philippov
- Modernidade e tradição – Coord. Deize M. F. Fonseca
- The figure of the trickster in Poe’s “Hop Frog” and “The Cask of Amontillado”
Alexandra L. C. Gabbard
- Poe e o imaginário coletivo
Regina Pimentel
- Poe’s vampire tales
Fernanda S. Carvalho
- Modernidade e tradição gótica em dois poemas de Poe
Deize M. F. Fonseca
3:30 pm–4 pm: Coffee-break
4 pm–5:30 pm: From the p0lis to the metropolis: Poe and Rubem Fonseca watch the city (in Portuguese)
Robert Pechman (UFRJ)
7 pm–9 pm: Poe on TV: Poe’s legacy in contemporary detective series
Isabela Mundim (UnilesteMG, Fapemig)
23 Sept. 2009 (Wednesday)8:30 am–10 am: Talk: Poe-Poesía-Poe-Poeta
Arturo Carrera
10 am–10:30 am: Coffee-break
10:30 am–12 am: Papers
- Os espaços do terror – Coord. Marisa M. Gama-Khalil
- Sense of space: os espaços e os sentidos em Poe
Pedro Groppo
- Perspectivas filosóficas na linguagem gótica de Poe
Cristina M. T. Martinho
- O espaço ficcional e a instauração do terror nos contos de Poe
Marisa M. Gama-Khalil
- Ironia e humor em Poe – Coord. Andréa S. Werkema
- Not to leave even a possible link imperfect: the translations of “The Back Cat”
Maria Rita D. Viana
- “Nemo me impune lacessit”: ironia e vingança em “O barril de Amontillado”
Simara Januário
- A ironia (quase) invisível na narrativa de Poe
Andréa S. Werkema
12h–14h: Almoço
14h–15h30: Comunicações
- Lacan e “A carta roubada” – Coord. Ram Mandil
- “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente
Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat
- “A carta roubada” enquanto arquivo oscilante
Luiza Ribas
- Lacan, leitor de Poe: “A carta roubada”
Geraldo M. Martins
- O eterno retorno de “The Purloined Letter”
Ram Mandil
- O dândi e o simbolista – Coord. Luciana M. C. Camargo
- A recepção de Poe na literatura simbolista brasileira: Cruz e Sousa e outras poéticas do sombrio
Giovanna S. Pinheiro
- Como essa ave noturna: Cruz e Sousa, intercessor de Poe
Anelito de Oliveira
- Roderick Usher: o dândi das origens
Luciana M. C. Camargo
- Poe e a narrativa policial – Coord. Egle P. Silva
- Walter Benjamin e uma leitura dos contos de detetive de Poe
Fabiana L. Villaço
- A evolução do gênero detetivesco: da narrativa de enigma de Poe a Crime da Gávea, de Marcilio Moraes
Yara Augusto
- Poe e a narrativa policial: dos primórdios à atualidade
Egle P. Silva
- “A carta roubada” e seus leitores – Coord. Luiz F. F. Sá
- “A carta roubada”: a leitura de Lacan e a contra-assinatura de Derrida
Rodrigo Guimarães
- “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente
Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat
- Restos e vestígios de uma carta rasurada
Ana Carolina Cernicchiaro
- Quid pro quo, or destination unknown: Johnson, Derrida, and Lacan reading Poe
Luiz F. F. Sá
11:30 am–2 pm: Lunch
2 pm–3:30 pm: Papers
- Lacan e “A carta roubada” – Coord. Ram Mandil
- “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente
Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat
- “A carta roubada” enquanto arquivo oscilante
Luiza Ribas
- Lacan, leitor de Poe: “A carta roubada”
Geraldo M. Martins
- O eterno retorno de “The Purloined Letter”
Ram Mandil
- O dândi e o simbolista – Coord. Luciana M. C. Camargo
- A recepção de Poe na literatura simbolista brasileira: Cruz e Sousa e outras poéticas do sombrio
Giovanna S. Pinheiro
- Como essa ave noturna: Cruz e Sousa, intercessor de Poe
Anelito de Oliveira
- Roderick Usher: o dândi das origens
Luciana M. C. Camargo
- Poe e a narrativa policial – Coord. Egle P. Silva
- Walter Benjamin e uma leitura dos contos de detetive de Poe
Fabiana L. Villaço
- A evolução do gênero detetivesco: da narrativa de enigma de Poe a Crime da Gávea, de Marcilio Moraes
Yara Augusto
- Poe e a narrativa policial: dos primórdios à atualidade
Egle P. Silva
3:30 pm–4 pm: Coffee-break
4 pm–5:30 pm: Papers
- Adaptações de Poe – 2 – Coord. Renata Gomes
- Poe em Código
George França
- A version of “The Murders in the Rue Morgue” by Iron Maiden
Lauro Meller
- “A queda da casa de Usher”: de Poe a Epstein
Renata Gomes
- A reescrita e o medo – Coord. Anderson B. Martins
- Anabelle, de Geographies of Home: uma leitura pós-moderna da Annabel Lee de Poe
Lídia Moreira
- Poe e Auster: relações intertextuais
Marcus V. Matias
- Cada macaco no seu galho: o estereótipo e o medo no universo discursivo
Anderson B. Martins
- Morte e poesia – Coord. Erika Vieira
- Poe’s vampire-like women
Mariana F. Freitas
- Poe e a arte do retrato
Eduardo J. Oliveira
- O tópico mais poético de Poe
Érika Vieira
http://www.ufmg.br/poe/en/program
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16/09/2009